Resposta de um espírita a um irmão em cristo de outra doutrina

“O céu está dentro de você… o inferno também”.

 

George Vespasiano publicou no grupo As rosas perfumadas no céu

George Vespasiano 22 de dezembro de 2012 00:45

Resposta de um espírita para um irmão de outra doutrina.

(RESPOSTA DADA NO FACEBOOK)

Esta semana, um irmão de outra doutrina compartilhou um de meus textos e me acusou de ser “capcioso” de citar passagens do evangelho como forma de atrair pessoas para o espiritismo…

Bem, numa coisa o irmão está certo. Assim como em qualquer doutrina cristã, em meus textos cito mesmo os evangelhos. Mas não quero atrair ninguém para o Espiritismo.

O Espiritismo tem alguns hábitos que talvez sejam estranhos a este irmão que citei…

-O Espiritismo não faz proselitismo, nem promete “salvação” para atrair as pessoas.

Os Centros Espíritas estão de portas abertas. Entra quem quer. E ao entrar, a primeira coisa que você vai aprender é que ninguém ali vai te dar a salvação. Só você, assumindo responsabilidade pelos seus atos e evoluindo no amor poderá alcançar a salvação.

-Num Centro Espírita, não existe hierarquia. Nada de Padres, Pastores e Ovelhas. O único líder num Centro Espírita é Jesus. Depois dele, todos, absolutamente todos os frequentadores de um Centro Espírita, são iguais.

-Também ,irmão, os Centros Espíritas têm outro hábito estranho: nós não pedimos dinheiro!!!! Acredita nisso? Por isso, não existem Centros Espíritas luxuosos e suntuosos. Nem existem palestrantes ou autores espíritas andando em carros de luxo…

-Outro hábito que temos é de alicerçar nossa fé em obras. Porque, estranhamente, nós espíritas REALMENTE ACREDITAMOS que a fé sem obras é vazia. Por isso, todo Centro Espírita tem sempre algum trabalho social.

Realmente, o Espiritismo é estranho…mas vou aqui contar para você, irmão, qual é o nosso segredo para atrair pessoas… o grande truque do Espiritismo é ser uma doutrina DE ALTOS PADRÕES MORAIS, DE ÉTICA RÍGIDA E, PRINCIPALMENTE, DE RESPONSABILIDADE PARA CONSIGO MESMO E AMOR AO PRÓXIMO.

Agora, um conselho que vale para o irmão citado e para qualquer outra pessoa: antes de criticar qualquer doutrina, qualquer credo, qualquer conjunto de ensinamentos, ESTUDE E CONHEÇA.

Davison Viana